Autor: Aislan Alex da Silva
Saiu em viagem na quarta-feira, dia 25 de maio, uma excursão com acadêmicos do curso de Direito na Unoesc, Campus de Joaçaba e Campos Novos, para participar do 12º Simpósio Nacional de Direito. O destino foi a belíssima Serra Gaúcha, mais propriamente a cidade turística de Gramado.
O grupo de acadêmicos chegou no início da manhã de quinta feira, sob um clima bastante típico e tradicional da região: garoa, vento e frio, (que convenhamos, não tem sentido estar em Gramado, e não sentir o frio que é de lá tradicional).
Optou-se em chegar um dia antes do início do Simpósio, para que os acadêmicos pudessem aproveitar um tempo para fazer turismo. E Gramado com certeza oferece muitas atrações. São várias lojas, museus, fábricas de chocolates.
A localização do hotel em que nosso grupo de acadêmicos se hospedou fica entre meio à cidade de Gramado e Canela. Esse fato permitiu que se fosse até Canela também conhecer o que tem de melhor naquele município. Lá se encontram parques, que proporcionam aventuras e lazer para seus visitantes. Em particular é possível se destacar, num desses parques, a possibilidade dos visitantes frequentarem um cinema 4d, o primeiro nessa tecnologia criado na América Latina.
Na sexta feira demanhã, teve início o Simpósio, nas dependências do Centro de Eventos do Hotel Serra Azul. Ali eram entregues pastas com crachás e materiais para acompanhamento das palestras. Encontravam-se acadêmicos de várias faculdades e universidades do sul do país.
Com certeza uma das palestras mais esperadas era a que foi ministrada pelo advogado e também professor de direito penal Damásio de Jesus. Sua fala era voltada ao incentivo nos estudos e dos sacrifícios a que todos os acadêmicos devem se submeter para se tornarem profissionais diferenciados. As palavras dele em si foram muito boas. Contudo quem escuta uma palestra de Damásio de Jesus quer com certeza ouvir algo relacionado ao tema de direito penal, o que fez algumas pessoas o questionarem sobre a área penal, tema muito diferente da palestra que ele ministrou.
Infelizmente a palestra que seria ministrada pelo ex-presidente do STJ e ministro aposentado Humberto Gomes de Barros não se realizou, segundo a organização, por motivo de doença.
Para ter direito a receber o certificado de participação de 34 horas, era necessário cada acadêmico ter 9 presenças das 11 que nos foram disponibilizadas. Inicialmente eram necessárias 10 presenças de 13 disponibilizadas, contudo duas palestras de uma presença cada foram canceladas.
Terminado o Simpósio no sábado a noite, o grupo de acadêmicos saiu em viagem de volta no domingo demanhã, chegando em Joaçaba por volta das 19 horas.
Ao pessoal que não foi esse ano, fica aqui o convite para que ano que vem possam se juntar a esse grupo, pois com certeza a cada um que foi, se você perguntar, ele irá dizer: VALEU A PENA!!!